Interrupção em três linhas de trem causa transtornos a passageiros em São Paulo

17/09/2012 - 13h07

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O incêndio na Favela do Moinho, na região central da capital paulista, e a depredação de um trem provocaram a interrupção na circulação das composições de três linhas da Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM), o que gerou transtornos aos usuários na manhã de hoje (17).

A interdição em função do incêndio ocorreu por volta das 8h, entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda da Linha 8 – Diamante (Júlio Prestes-Itapevi). A Linha 7 – Rubi (Jundiaí-Luz) está parada entre as estações Barra Funda e da Luz. A CPTM orienta que a transferência na Barra Funda seja feita por meio da estação do metrô. Não há previsão do retorno da circulação dos trens.

Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) não foi acionado. A SPTrans informou que e a interdição do Viaduto Engenheiro Orlando Murgel em ambos os sentidos, desde as 7 h, afetou 17 linhas de ônibus, cujos itinerários estão sendo desviados.

No sentido bairro-centro, os passageiros embarcam normalmente até a Ponte da Casa Verde, Marginal Tietê (sentido Ayrton Senna), Rua Anhaia, Rua Silva Pinto, Alameda Nothman e retornam à Avenida Rio Branco. Nesse trajeto, os ônibus deixam de passar por três pontos.

Já a depredação de um trem na Linha 12 (Brás-Calmon Viana), que liga o Brás, na zona leste da capital paulista, a Calmon Viana, no município de Poá, começou após defeito no sistema de tração de um trem, na Estação Engenheiro Goulart. Essa composição foi retirada de circulação e os demais trens passaram a operar com maior tempo de parada. Por volta das 7h30, outro trem não conseguiu partir devido ao excesso de usuários, fazendo com que os usuários descessem à via antes do restabelecimento do serviço, informou a CPTM.

Por motivo de segurança, a circulação de trens foi interrompida e todas as estações da Linha 12 estiveram fechadas até as 11h30. A Companhia informa que aguarda a retirada dos usuários que estão sobre os trilhos do trem e que não há previsão de retomada do serviço.

A operação Paese para essa linha também não foi acionada e a companhia orienta que os passageiros usem a Linha 11 (Luz-Guaianazes) como alternativa.

Edição: Talita Cavalcante