Liga Árabe pede que governo dos EUA cobre responsabilidades sobre filme que trata do islamismo e de Maomé

13/09/2012 - 14h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A Liga Árabe, organização formada por 23 nações, pediu hoje (13) ao governo dos Estados Unidos que tome providências contra os responsáveis pelo filme que desrespeita o profeta Maomé e o islamismo. Em comunicado, o grupo ressalta que o vídeo ofende o profeta. Uma onda de ataques às representações diplomáticas norte-americanas no exterior teve início há dois dias. Na Líbia, o ataque matou o embaixador norte-americano e mais três funcionários do consulado em Benghazi.

Em comunicado, a Liga Árabe cobra do governo norte-americano “uma posição firme contra os responsáveis pela produção do vídeo que ofende o profeta do Islã”. O secretário-geral da organização, Nabil Al Arabi, disse que é necessário observar as consequências provocadas por atos como a divulgação de um filme.

“Ações desse tipo suscitam a discórdia, ofendem as religiões e instigam o conflito entre culturas e civilizações”, alertou Al Arabi. Ele condenou o ataque armado contra o Consulado dos Estados Unidos em Benghazi.

Há dois dias, no ataque à representação norte-americana em Benghazi, foram mortos o embaixador Chris Stevens e mais três norte-americanos. Desde então o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou que o esquema de segurança em embaixadas e consulados norte-americanos fosse redobrado e condenou o conteúdo do filme.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //  Edição: Lílian Beraldo