Light trocará geladeiras e lâmpadas em comunidade do Rio para melhorar uso de energia

25/08/2012 - 15h44

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Light, concessionária que distribui energia elétrica na capital, apresentou hoje (25) seu programa de eficiência energética na comunidade de Salgueiro, zona norte da cidade, com a expectativa de atender a 1.500 famílias. A empresa investiu R$ 2,8 milhões na requalificação da rede de fornecimento, com estimativa de taxa de retorno entre 18 e 19%. O programa prevê a troca de lâmpadas e geladeiras por modelos mais econômicos.

A iniciativa da Light faz parte da contrapartida da concessionária, prevista no Programa Nacional de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), que determina que as empresas apliquem 1% de seu orçamento em programas que permitam a redução do desperdício de energia. Como o conceito é amplo, estão incluídas iniciativas como a do Salgueiro, mas também esforços em reciclagem, que diminui os gastos de energia na indústria, e educação do consumidor, por exemplo.

“Durante muito tempo, nós tentávamos entrar nas comunidades e todo o serviço era jogado fora, porque logo depois vinham as ligações clandestinas. Eram ligações diretas, muitas com fios inadequados e sem nenhum respaldo técnico. Logo depois vinham os defeitos, e as pessoas perdiam seus eletrodomésticos. Além disso, havia o risco de choques elétricos”, apontou o superintendente de Relacionamento com Comunidades da empresa, Mario Romano, que participou do evento.

O programa está focado na recuperação de imagem da empresa junto à comunidade e na inclusão de famílias que não utilizavam o sistema formal, Além da troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e de geladeiras velhas por modelos mais novos e eficientes, a iniciativa prevê palestras educativas e ações de reciclagem.

Podem pedir a troca de eletrodomésticos e lâmpadas os cidadãos beneficiados pela tarifa social de energia elétrica, que se destina a famílias de baixa renda inscritas em programas de auxílio do governo federal.

Romano informou que os gastos com o programa, em torno de R$ 100 milhões desde 2009, chegam a diminuir pela metade o consumo médio por família. No caso de geladeiras, a redução é de até dois terços, de 75 quilowatts por hora (kw/h) por mês para 25. Ao todo, já foram trocadas em torno de 33 mil geladeiras e 1 milhão de lâmpadas. Dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica dão conta de que as residências consumiam, em 2010, 23,9% da energia elétrica produzida no país.

O principal gasto de energia, porém, se dá com o aquecimento de água, que consome, no Rio de Janeiro, aproximadamente um quinto da energia residencial. A Light deve iniciar na cidade um programa próprio de coletores solares para o aquecimento residencial de água, em novembro deste ano, integrado às obras de habitação do PAC. A primeira comunidade pacificada prevista para receber os coletores é a Mangueira, na zona sul da cidade.

Edição: Davi Oliveira