Reino Unido e Brasil discutem aumento de trocas comerciais a partir de eventos esportivos

11/08/2012 - 17h08

Danilo Macedo
Enviado Especial da EBC

Londres (Reino Unido) – O governo e empresários do Reino Unido querem aproveitar a experiência adquirida com a organização das Olimpíadas e o fato de o Brasil receber, nos próximos quatro anos, dois megaeventos esportivos, para aumentar as trocas comerciais entre os dois países.

Após reunião com o vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, e empresários, o vice-presidente da República, Michel Temer, disse hoje (11) que o aumento das relações comerciais pode ser boa para os dois lados. “Nós vamos utilizar muito a experiência das Olimpíadas de Londres no Rio de Janeiro. Também temos um número muito maior de exportações brasileiras para a Inglaterra e eles querem incrementar as exportações para o Brasil”, disse Temer à Agência Brasil.

De acordo com o governo local, pelo menos 20 empresas do Reino Unido já fecharam contratos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio, em 2016. Os negócios podem chegar a R$ 3 bilhões. “Eles estão propondo que a arena do basquete seja transferida para o Rio de Janeiro”, disse Temer, dando um exemplo de como os britânicos querem aproveitar o máximo de oportunidades de negócios.

Michel Temer veio a Londres representando a presidenta Dilma Rousseff e participará da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos amanhã (12). No evento, o Brasil receberá a bandeira olímpica da Grã-Bretanha e terá oito minutos para dar uma amostra ao mundo do que poderá ser visto no Rio de Janeiro, em 2016.

Edição: Lana Cristina