Brasil usará experiência britânica na organização de eventos esportivos e preparação de atletas

11/08/2012 - 14h47

Danilo Macedo
Enviado especial da EBC

Londres (Reino Unido) - Um dia antes do fim dos Jogos Olímpicos de Londres, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que o Reino Unido mostrou ao mundo que sabe realizar o maior evento esportivo do planeta e que o Brasil vai usar essa experiência. Após reunião com o ministro do Esporte britânico, Hugh Robertson, ele falou que a cooperação deve ocorrer não apenas na preparação para os grandes eventos esportivos que o país receberá, mas também na preparação de atletas.

“Houve uma boa vontade, uma grande disposição do ministro do Esporte para que essa cooperação não seja apenas pontual em torno dos grandes eventos, mas estratégica na área dos esportes, e nas universidades também”, disse Rebelo.

Segundo o ministro, os britânicos realizaram Olimpíadas de sucesso e foram exemplo no trabalho voluntário, sensibilizando as pessoas pela dedicação, disciplina e boa vontade com que receberam os turistas. No Brasil, a meta é conseguir o mesmo sucesso. “Vamos enfrentar o nosso desafio a partir de amanhã, que é realizar as Olimpíadas de 2016, e creio que estamos preparados e responderemos à altura da confiança e honra de organizar esse evento”.

Ele disse que os resultados da delegação brasileira em Londres, empatando com o antigo recorde brasileiro de medalhas numa única edição dos jogos, apontam para uma evolução para o Rio. “É fruto já do investimento que foi feito e isso nos dá uma base para preparar o Brasil para 2016, quando queremos ter um desempenho compatível com a nossa condição de país sede das Olimpíadas”.

Edição: Fernando Fraga