Em seu primeiro ano, instituto social da Unasul promove integração regional na área de saúde

09/08/2012 - 20h37

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Foi comemorado hoje (9) o primeiro aniversário do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), representação institucional da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Criado em novembro de 2009, com autorização para instalação em abril de 2010 e aprovação do estatuto em abril de 2011, o Isags foi inaugurado no dia 25 de julho de 2011, juntamente com o lançamento do portal, mas a cerimônia em homenagem ao primeiro ano de funcionamento ocorreu hoje.

De acordo com o diretor técnico do Isags, Henri Jouval Junior, o fato de o instituto ter uma sede física, que fica no Brasil, ajuda a dar sustentação à Unasul.

“Com a presença e institucionalidade permanente, funciona como uma espécie de esqueleto em torno do qual vão se consolidando e preenchendo progressivamente todos os espaços e iniciativas que compõem a ambiciosa proposta da Unasul”.

O Isags é o primeiro instituto de cooperação regional em saúde no mundo, criado com foco na integração e troca de experiências. Neste primeiro ano de funcionamento, foram realizados na sede do Isags, no Rio de Janeiro, oficinas, conferências e fóruns, para debater as políticas públicas e formar lideranças em saúde.

 

Edição: Aécio Amado