Festival leva apresentações gratuitas de jazz a Brasília, Belo Horizonte e ao Rio

05/08/2012 - 17h32

Ana Lúcia Caldas
Repórter do Radiojornalismo

Brasília – Aproximar o jazz da população é a proposta do Festival Internacional I Love Jazz, que está sendo realizado em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Brasília. Segundo o idealizador e diretor-geral das apresentações, Marcelo Costa, a ideia surgiu em 2009, com a “proposta de levar o jazz a espaços públicos para que as pessoas pudessem ter contato com esse tipo de ritmo”. Os shows são gratuitos.

“Mostramos que o jazz não é uma música para poucos, uma vez que nasceu nos bairros mais populares de New Orleans [nos Estados Unidos]”, destacou Costa.

O I Love Jazz prioriza o ritmo mais clássico, produzido entre as décadas de 20 e 40. O festival é também uma oportunidade para estimular o intercâmbio entre os artistas brasileiros e estrangeiros. A quarta edição traz atrações como Scott Hamilton Quartet, Dukes of Dixieland, Meschiya Lake and The Little Big Horns, George Gee Swing Orchestra, Judy Carmichael e os brasileiros Happy Feet Jazz Band e Caffeine Trio.

Marcelo Costa diz que o sucesso do festival foi confirmado logo na primeira edição, quando 23 mil pessoas assistiram às apresentações principais e 9 mil aos pockets shows (de curta duração), nas cidades de Belo Horizonte, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília. Na segunda edição, em 2010, o público estimado chegou a 42 mil pessoas em nove dias de programação gratuita, enquanto aos pockets shows compareceram 12 mil pessoas, nas mesmas cidades. No ano passado, foi registrado recorde de público: mais de 84 mil espectadores nos shows e 38 mil nos pockets shows, em Belo Horizonte, em Brasília, no Recife e no Rio de Janeiro.

Hoje (5) haverá apresentações em Brasília e Belo Horizonte, a partir das 17h. No Rio, o público poderá conferir as atrações nos dias 7 e 9 de agosto, a partir das 19h. Confira a programação do festival.

Edição: Juliana Andrade