Ataque à bomba no Iêmen mata 42 pessoas e fere 37

05/08/2012 - 12h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um ataque à bomba deixou pelo menos 42 mortos e 37 feridos, no Sul do Iêmen, ontem (4) à noite. O ataque é atribuído ao grupo Al Qaeda. Segundo as forças de segurança do país, as vítimas participavam de um enterro na cidade de Jaar, na província de Abyan. O governo do Iêmen, assim como o de parte dos países da Península Arábica, enfrenta resistências da oposição e conflitos.

Em junho, os militares reconquistaram o Sul do país, depois dois meses de luta contra militantes da Al Qaeda. Recentemente, houve um atentado e o governo do Iêmen informou que cinco combatentes da Al Qaeda foram mortos em um ataque de um avião não tripulado dos Estados Unidos na província de Hadramawt.

No ano passado, houve uma série de protestos para a renúncia do presidente Ali Abdullah Saleh, que esteve no poder por mais de três décadas. No lugar dele, assumiu Abdo Rabbo Mansour. Mesmo assim, o clima de tensão e incerteza permaneceu na região. Em março deste ano, o governo informou que os protestos pela renúncia de Saleh causaram mais de 2 mil mortes e deixaram 22 mil feridos.


*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa// Edição: Juliana Andrade