Futebol, basquete e dupla masculina do vôlei vencem e seguem na briga por medalha

04/08/2012 - 19h13

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As seleções masculinas de basquete e futebol, além da dupla masculina de vôlei de praia, foram responsáveis pelas principais vitórias dos brasileiros em Londres neste sábado (4). Ainda na primeira fase da disputa olímpica, o time de basquete ganhou da seleção chinesa por 98 a 59 e enfrentará a Espanha na próxima rodada – que irá definir a posição de cada seleção na chave.

Já a seleção masculina de futebol chegou a ficar em desvantagem em relação a Honduras por duas vezes – começou perdendo por 1 a 0, empatou e voltou a perder por 2 a 1, – mas conseguiu virar o jogo no segundo tempo e fechar a partida ganhando por 3 a 2. Com a vitória, a seleção do técnico Mano Menezes passa às semifinais dos Jogos Olímpicos e fica a um passo da disputa pela inédita medalha de ouro.

A dupla Alison e Emanuel, de vôlei de praia, também saiu vencedora na partida de hoje contra a Alemanha e seguiu para as quartas de final. Os brasileiros ganharam por 2 a 0. Já a dupla Talita e Maria Elisa perdeu para a República Tcheca por 2 a 1 nas oitavas de final do vôlei de praia feminino e está fora da disputa por medalhas.

No atletismo os resultados não foram positivos para os brasileiros. Logo pela manhã, Fabiana Murer, do salto com vara, desistiu do terceiro salto por causa do vento forte e não se classificou para a próxima fase da disputa. Com isso, ela fica fora da briga por medalhas. No salto em distância, Marcus Vinícius da Silva chegou a conseguir a classificação para a final, mas queimou o salto por três vezes e terminou em sétimo lugar entre os 12 finalistas.

Disputando a marcha atlética, o brasileiro Caio Bonfim terminou em 39º lugar. A prova, de 20 quilômetros (km), terminou com diversos atletas desclassificados por desistência e 48 concluindo o percurso. Caio fez tempo de 1h27m45s. Também fora da disputa, a brasileira Rosângela Santos não conseguiu se classificar para a final dos 100 metros rasos no atletismo feminino.

Ainda hoje, a seleção masculina de vôlei de quadra enfrenta a Sérvia. O jogo é importante para definir se o Brasil fechará a primeira fase da disputa em primeiro lugar na sua chave que tem as fortes seleções da Rússia e dos Estados Unidos como adversárias.
 

Edição: Rivadavia Severo