Bulgária investiga ataque a israelenses; governo de Israel atribui responsabilidade ao Hezbollah

19/07/2012 - 8h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Bulgária ainda não concluiu as investigações sobre o ataque ocorrido ontem (18), próximo ao Aeroporto de Bourgas, matando seis judeus e um búlgaro. A única pista até agora é que o homem-bomba tinha uma identifidade falsa concedida pelo governo dos Estados Unidos, segundo o ministro do Interior da Bulgária, Tsvetan Tsvetanov. O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Avigdor Lieberman, acrescentou que o ataque foi provocado pelo Hezbollah.

O grupo é uma organização islâmica xiita e paralimitar, identificada como terrorista pelos governos de Israel e dos Estados Unidos, entre outros. Para o ministro israelense, o grupo conta com o apoio de vários governos esrangeiros. "É o Hezbollah, ajudado pelos guardiães da Revolução do Irã, que é responsável por esse atentado suicida. Trata-se de uma informação segura”, disse o ministro de Israel.

O ministro do Interior da Bulgária não mencionou a suspeita do governo israelense. “A explosão foi causada por um homem que morreu no atentado e cuja identidade ainda não foi apurada. O documento de viagem dele era uma carta de condução falsa do estado [norte-americano] do Michigan”, disse o ministro.

O governo brasileiro repudiou o atentado. "Ao manifestar seu pesar e solidariedade às famílias das vítimas, o Brasil reitera sua condenação a todo e qualquer ato de terrorismo", diz nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade