Paraguai tem clima de normalidade um dia depois de Lugo ser destituído e novo presidente assumir

23/06/2012 - 15h34

Renata Giraldi
Enviada Especial

Assunção (Paraguai) – O clima de normalidade impera hoje (23) nas principais ruas e avenidas de Assunção, capital paraguaia. Diferentemente de ontem (22) à noite, quando as pessoas temiam sair às ruas, neste sábado o comércio reabriu as portas. As igrejas fazem missas e cultos e os vendedores ambulantes também circulam sem demonstrar receio. Nem a temperatura baixa, 14 graus Celsius (ºC), tira os paraguaios das ruas.

As praças em frente ao Congresso e o palácio de governo, que ontem foram tomadas por manifestantes, amanheceram hoje vazias. Em frente à catedral da cidade, foi organizada uma missa aberta, da qual participará o presidente e os novos ministros. A missa será realizada a céu aberto para que todos acompanhem de perto a mensagem do papa Bento XVI para Franco.

Nas ruas, há, ainda, indicações das expectativas políticas em relação ao governo do novo presidente do Paraguai, Federico Franco, pois em vários locais da cidade são vistas bandeiras com as cores do país (branco, vermelho e azul). Em alguns prédios, foram colocadas faixas com as cores nacionais.

“Não há mais perigo [de ameaças nas ruas], mas queremos saber o que vai acontecer. Temos esperanças de dias melhores, de mais tranquilidade e oportunidade para todos. Para mim, Franco parece um homem sério e competente”, disse o taxista Oscar Fidélis.

Ontem (22) as principais ruas e avenidas de Assunção estavam vazias e tomadas por policiais e militares das Forças Armadas. Foram montadas barricadas nas áreas consideradas estratégicas e praça em frente ao Congresso ficou cercada. Os policiais usaram gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes.

Edição: Juliana Andrade