Países que conquistaram independência no século 20, Geórgia e Tanzânia lutam contra corrupção

17/04/2012 - 13h26

Yara Aquino e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil


Brasília – O primeiro-ministro da Geórgia (ex-membro da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), Nika Gilauri, e o presidente da Tanzânia (na África), Jakaya Kikwete, – nações que conquistaram a independência no século 20 – destacaram os esforços feitos para integrar o Governo Aberto. Ambos disseram que estão sendo executadas ações que buscam o combate à corrupção e a transparência de dados públicos.

Gilauri e Kikwete participam da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto (cujo nome, em inglês, é Open Government Partnership), comandada pela presidenta Dilma Rousseff e pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Integram a parceria um total de 55 países.

“Queremos um fórum aberto em colaboração com a sociedade civil”, disse o presidente da Tanzânia. “[Infelizmente] em alguns momentos o ritmo de implementação não é tão rápido quanto gostaríamos devido aos acordos para o uso de recursos financeiros e treinamento de pessoal. [Para nós] as parcerias em níveis nacional e internacional são fundamentais e a resposta para esses problemas.”

Para o primeiro-ministro da Geórgia, é essencial ainda que, associados aos esforços de combate à corrupção e de busca pela transparência de dados, sejam executadas medidas de eliminação da pobreza. Segundo Gilauri, foram criados serviços públicos para prestação de informações à sociedade. “Agora oferecemos um ponto único de serviço e acreditamos que esse é um passo muito importante para o desenvolvimento do país”, ressaltou.

 

 

Edição: Lílian Beraldo