Brasil poderá lançar títulos em reais no exterior para conter queda do dólar

29/03/2012 - 17h14

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil pretende lançar, em breve, títulos em reais no exterior. A informação foi confirmada há pouco pelo secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Segundo ele, a emissão em moeda nacional é importante para ajudar a conter a queda do dólar. “A emissão em reais atende aos investidores preocupados com o curto prazo que, ao comprar esses títulos [atrelados à moeda brasileira] no mercado internacional, não trazem dinheiro para o país e não pressionam o câmbio”, explicou Augustin.

Segundo o secretário, a emissão em reais representa apenas uma das ações tomadas pelo governo para segurar a queda do dólar. “Não há ação única para o câmbio. Temos de atuar em várias frentes”, declarou. Ele acrescentou que a emissão em reais, mesmo com volume não significativo, atua sobre as expectativas dos investidores sobre o câmbio e os juros e pode se refletir em menor ingresso de capitais externos.

Diferentemente do lançamento de títulos em dólares no exterior, nas emissões em reais os compradores assumem o risco da variação da moeda, e não o governo. O secretário, no entanto, se recusou a informar quando ocorrerá a emissão. Apenas disse que será “no próximo período”, sem especificar se o lançamento será daqui a algumas semanas ou meses.

A última emissão em reais no exterior ocorreu em outubro de 2010. Na ocasião, o Tesouro captou R$ 1,1 bilhão nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia por meio de papéis com vencimento em 2028. Os juros obtidos na emissão ficaram em 8,85% ao ano.

Edição: Vinicius Doria