Dilma vistoria obras da Ferrovia Norte-Sul e garante conclusão de mais de 70% das obras até 2014

15/03/2012 - 17h09

Yara Aquino
Enviada Especial

Goianira (GO) – Após se reunir hoje (15) com empresários responsáveis pela construção de trechos da Ferrovia Norte-Sul, na cidade goiana de Goianira, a presidenta Dilma Rousseff disse que até 2014 o trecho entre Açailândia (MA) e Estrela d’Oeste (SP), que tem a extensão de 2.225 quilômetros, estará concluído.

“Pretendemos até 2014 estar com ela [a ferrovia] funcionando com locomotivas e trens transportando cargas e pessoas de Estrela d'Oeste até Açailândia e deixaremos sempre os projetos para a continuidade dela até o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul”, disse Dilma, em entrevista a jornalistas.

A conversa com os empresários durou cerca de duas horas, e Dilma relatou que foi feita uma avaliação sobre o estágio das obras. Eles também são os representantes das empresas responsáveis pelos trechos que vão de Aguiarnópolis (TO) até Palmas (TO), de Palmas a Anápolis (GO) e do que se estende de Anápolis a Estrela d’Oeste. Entre os empresários, estavam representantes de grandes empreiteiras como Camargo Corrêa, Odebrecht, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez.

A presidenta fez questão de destacar que essa não é uma visita política, mas uma visita de trabalho. “É uma visita de trabalho em que descobrimos o que está faltando, o que pode ser solucionado”, disse.

A construção da Ferrovia Norte-Sul começou no governo do ex-presidente José Sarney. Atualmente, a ferrovia integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, quando concluída, terá cerca de 3 mil quilômetros de extensão. Antes da reunião com os empresários, em Goianira, a presidenta Dilma Rousseff vistoriou um túnel e trechos da ferrovia em Anápolis.

Edição: Lana Cristina