Sete escolas do Grupo Especial começam a disputa pelo título na Marquês de Sapucaí

19/02/2012 - 18h11

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A nova passarela do samba abre as portas a partir das 21h de hoje (19) para o desfile das escolas do Grupo Especial. Na primeira noite vão passar pela Marquês de Sapucaí sete agremiações. Este ano, a capacidade do Sambódromo aumentou para 72 mil pessoas.

A primeira escola a desfilar é a Renascer de Jacarepaguá, campeã em 2011 do Grupo de Acesso, que aposta este ano nas cores e na criatividade do artista brasileiro radicado nos Estados Unidos Romero Brito. Com o enredo O Artista da Alegria dá o Tom na Folia, a estreante da zona oeste busca ficar no Grupo Especial.

Em seguida entra na passarela do samba uma das escolas mais tradicionais do carnaval carioca. A Portela busca o título trazendo para a avenida a religiosidade e os encantos da Bahia, traduzidos no enredo E o Povo na Rua Aantando. É uma Reza, um Ritual.

A Bahia continua em alta no desfile seguinte, da Imperatriz Leopoldinense, que faz uma grande homenagem ao escritor Jorge Amado. O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes é uma tentativa de retomar os dias de glória da Imperatriz, que chegou a arrebatar um tricampeonato entre 1999 e 2001, sob o comando artístico de Rosa Magalhães, mas atualmente aparece apenas na 8ª colocação no ranking da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), referente aos últimos cinco carnavais.

A Mocidade Independente de Padre Miguel desfila depois, com outra homenagem a um artista plástico, Cândido Portinari, com o enredo Por ti, Portinari: Rompendo a Tela, à Realidade. A verde e branco busca ansiosamente um título que a ajude a melhorar o desempenho. Nos dois últimos carnavais, ficou na sétima colocação, depois de dois outros anos na décima primeira posição.

A quinta escola a desfilar é a Porto da Pedra, que trará um enredo baseado na história do iogurte. Nos últimos cinco anos, a agremiação de São Gonçalo tem ficado entre as últimas posições, sendo que o melhor resultado nesse período foi um oitavo lugar, no ano passado.

A Beija-Flor, campeã do ano passado, com um enredo sobre o rei Roberto Carlos, é a sexta a entrar na avenida, trazendo as belezas do Maranhão. Nos últimos cinco carnavais, a escola de Nilópolis arrebatou três primeiros lugares, um segundo e um terceiro e tenta manter a hegemonia entre as grandes.

A última escola a pisar no Sambódromo, já nas primeiras horas da manhã, é a Unidos de Vila Isabel. Nos últimos três anos, a escola desfilou bem e garantiu três quartos lugares. Desta vez, tentará o campeonato com um enredo sobre Angola, mostrando as cores, a musicalidade e a história do país africano. Com Você Semba lá, que Eu Sambo cá. O Canto Livre de Angola, a azul e branco tentará repetir os títulos de 1988, com Kizomba, e o de 2006, com Soy Loco por ti América.
 

Edição: Rivadavia Severo