Um dos prédios que desabaram estava passando por reforma no quinto andar

26/01/2012 - 0h26

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O prédio de 20 andares, que desabou por volta das 20h10m, na Avenida 13 de Maio, na Cinelândia, área central da capital fluminense, estava passando por reforma no quinto andar. As paredes divisórias tinham sido retiradas recentemente e no local foi aberto um grande salão.

De acordo com as equipes do Corpo de Bombeiros que trabalham no local, apenas o zelador de nome Marcelo, que foi retirado com vida dos escombros, disse que no momento do desabamento apenas ele estava no prédio. Antes porem foram ouvidos três estalos, quase simultâneos, e quem passava na hora conseguiu correr. Foi o caso do auxiliar de manutenção, Júlio César de Oliveira Brandão, 40 anos. “Após o terceiro estalo seguido, o prédio desabou. Caiu de uma vez. Houve muita fumaça que tomou conta de toda a região da Cinelândia. O prédio caiu de lado. A queda provocou um estouro e caiu”, disse.

O edifício ao lado, de número 46 da Avenida 13 de Maio, com cinco andares, também foi atingido e desabou parcialmente. O servidor público Aloísio Pereira, de 41 anos idade, também passava na hora do desmoronamento. Segundo ele, “a queda foi rápida, com um estrondo muito forte, e muita fumaça tomou conta da área”.

O médico anestesiologista do Hospital dos Servidores do Estado |(HSE), José Antonio Diniz, mora nas proximidades da Cinelândia. Ao saber do desabamento pela televisão, foi de moto para o local, e apresentou-se como voluntário. Ele ajudou a retirar dos escombros o zelador de um dos prédios, identificado apenas como Marcelo, que aparentemente estava bem e deu informações importantes sobre a logística do prédio. Segundo o médico, o zelador declarou que apenas ele estava no edifício.

José Diniz disse ainda que chegou ao local praticamente junto com as equipes do Corpo de Bombeiros. “Há escombros em uma altura de 30 metros e ainda há fumaça no local. O prédio tem dois elevadores e os bombeiros concentraram as buscas por vítimas nas áreas próximas ao elevadores”, declarou.

A Avenida Rio Branco está interditada desde a Avenida Presidente Vargas para facilitar o trabalho das equipes de socorro. Máquinas pesadas com pás mecânicas estão no local para auxiliar na retirada dos escombros e facilitar o acesso das equipes de socorro.

Por causa do desabamento dos dois prédios na área central da cidade, a concessionária MetrôRio, por motivo de segurança preventiva, resolveu fechar as estações Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas. Com o fechamento, a Linha 1 do metrô está funcionando das estações Glória até a General Osório, no Leblon; e da Saens Peña, na Tijuca, à Central do Brasil. Na Linha 2 o metrô está operando da Pavuna, na zona norte, ao Estácio, na região central da cidade.

 

Edição: Aécio Amado