Falta de planejamento urbano colabora para prejuízos causados pela chuva, diz professor

11/01/2012 - 14h02

Da Agência Brasil

Brasília - O professor e geotécnico da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Maurício Erlich disse hoje (11) que há uma série de medidas preventivas que podem evitar situações trágicas causadas pelos temporais no país. Para ele, o ideal é investir mais em planejamento urbano e evitar a ocupação em áreas de encostas.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o professor analisou de forma geral os episódios de deslizamentos de terra e alagamentos registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e até em São Paulo nos últimos dias.

O ideal seria que tivesse planejamento urbano em nossas cidades. Existem certas áreas que são problemáticas, onde deveria ser evitada [a ocupação]. Há problemas que a engenharia poderia resolver, porém, em outros casos, há baixo investimento, como o que diz respeito à ocupação que acaba fazendo com que mais pobres passem a morar em áreas de risco”, disse o professor.

De acordo com Erlich, as medidas de prevenção devem incluir propostas para que as áreas de encostas não sejam usadas para moradia. Uma opção, sugerida por ele, é transformar essas regiões em locais turísticos e com a segurança devida. “Nesses locais haveria mais investimentos [garantindo] uma qualidade de vida melhor, reserva florestal, área de lazer. Mas o grande problema é que falta planejamento urbano”, destacou.

Erlich acrescentou que é necessário “investir mais” para garantir segurança aos moradores. “No Brasil, as pessoas saem construindo casa de qualquer jeito fazendo aterro inclusive com lixo, cortando vegetação, e a população vivendo cada vez mais e pior”, disse.

Edição: Talita Cavalcante