Brasil quer que Moçambique use royalties do carvão para garantir empréstimos ao país

22/11/2011 - 18h45

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo federal quer os royalties da exploração de carvão em Moçambique como garantia dos investimentos brasileiros em obras de infraestrutura no país africano. A proposta de criação de uma "conta-carvão" foi apresentada hoje (22) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, ao ministro de Finanças de Moçambique, Manuel Chang, em encontro que ocorreu em Maputo, capital do país.

No momento, não existe nada que assegure os empréstimos feito pelo Brasil. A proposta do governo brasileiro é que os direitos de concessão devidos pela mineradora Vale ao governo de Moçambique pela exploração da Mina de Moatize sejam dados em garantia de um financiamento de US$ 365 milhões.

Dessa forma, a partir do ano que vem, seria possível dar início às obras da Barragem de Moamba Major, que vai garantir o abastecimento de água de Maputo. Também foi aprovado pelo governo brasileiro crédito no valor de US$ 300 milhões para financiar obras de infraestrutura em Moçambique. Entre os projetos estão a construção do Aeroporto de Nacala e a ampliação do transporte urbano em Maputo.

Pimentel participa de missão empresarial no Continente Africano. A comitiva segue para Angola e, em seguida, vai para a África do Sul. A missão tem como principal objetivo expandir a presença internacional das empresas brasileiras.

Edição: Vinicius Doria