Justiça determina reintegração de posse de prédio da reitoria da USP ocupado por estudantes

03/11/2011 - 19h38


Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Justiça paulista determinou hoje (3) a desocupação e a reintegração de posse do prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), que está ocupado desde ontem (2) por estudantes em protesto contra a presença da Polícia Militar na Cidade Universitária. A decisão é da juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública Central de São Paulo, que acatou pedido encaminhado no início da tarde pela reitoria da universidade.

Na sua decisão, a juíza deu um prazo de 24 horas para a desocupação do prédio, que deverá ser feita sem violência, com a participação de um representante dos ocupantes e da reitoria. Caso o prazo seja não seja obedecido, a juíza autorizou, “como medida extrema”, o uso da força policial.

“Já houve assembleia que decidiu pela desocupação do imóvel, e os atuais ocupantes agiram de forma inadequada, mediante a prática de atos incompatíveis com o ambiente acadêmico e social”, escreveu Simone Gomes, em sua decisão. Segundo ela, “atos de vandalismo e violência geram danos desnecessários e somente prejudicam os envolvidos".

Antes de invadir a reitoria, os estudantes ocuparam por uma semana o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Ação ocorreu depois de confronto ocorrido entre estudantes e policiais militares, por causa da detenção de três alunos, flagrados fumando maconha no estacionamento da faculdade na semana passada.

Na noite de terça-feira (1º), os estudantes fizeram uma assembleia e decidiram deixar o prédio da faculdade e ocupar a reitoria. Os alunos da USP farão esta noite uma nova assembleia para discutir a ocupação e a presença de policiamento no campus.

 

Edição: Aécio Amado