Rompimento de tubulação na zona sul leva estudante a perder prova do Enem na Unirio

22/10/2011 - 15h45

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Apesar do erro no endereço impresso no cartão de confirmação de cerca de 1,2 mil alunos que estão fazendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na Urca, zona sul do Rio, apenas quatro candidatos chegaram atrasados ao campus e não puderam realizar a prova.

Entre eles, está o técnico em eletricidade Carlos Alberto Figueiredo, 54 anos, que tentava uma vaga para a faculdade de engenharia. Segundo Carlos, que é morador do Leblon, uma retroescavadeira da Companhia Estadual de Águas e Esgotos que fazia obras no Jardim de Alah, no limite com o bairro de Ipanema, rompeu uma tubulação da Companhia Estadual de Gás (CEG) causando a interdição da via e consequentemente provocando um grande congestionamento.

“Atrasei-me porque houve um escapamento de gás que deixou o trânsito muito ruim. Ainda assim, se a prova fosse no endereço antigo, teria conseguido chegar a tempo, uma vez que o meu atraso foi apenas um minuto”, garantiu.

Também chegaram atrasadas, as irmãs Catarina e Carina Luna, de 25 e 22 anos, respectivamente. Moradoras da Rocinha, ambas chegaram ao campus quase cinco minutos após os portões serem fechados e não puderam fazer o exame e tentar uma vaga no curso de enfermagem em uma universidade pública.

Já o estudante Cesar Coimbra, de 24 anos, resolveu ir a pé de Copacabana até o local de prova, na Urca, mas chegou quase meia hora atrasado. Sem demonstrar preocupação e até sorrindo, ele disse que nem mesmo levava o cartão de inscrição que havia sido “rasgado por sua mãe durante uma discussão”.
 
Apesar de concentrar as atenções em função do erro na impressão do local da prova no cartão de inscrição, os candidatos não encontraram dificuldades para chegar ao campus da Unirio.

Para minimizar o problema, os responsáveis pelo Enem colocaram cinco vans à disposição dos candidatos que chegassem ao prédio da reitoria – o endereço. No local também foi colocada uma grande faixa indicando o endereço correto.

A última van chegou ao endereço correto pouco antes das 13h e o portão foi fechado dentro do horário previamente estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep). A maioria dos estudantes, no entanto, pegou a van para evitar a caminhada adicional até o local do exame, uma vez que a estavam saltando dos coletivos a uma grande distância do campus.

 

 

Edição: Lílian Beraldo