Oposição a Khadafi intensifica ofensiva a 50 quilômetros de Trípoli

06/07/2011 - 11h04

Agência Lusa

Brasília - A oposição ao governo do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, lançou hoje (6) ofensiva às forças fiéis ao líder a 50 quilômetros de Trípoli, a capital do país. Houve trocas intensas de tiros entre oposicionistas e forças de segurança do governo. No último dia 2, a oposição avisou a decisão de intensificar os ataques.

De acordo com relatos, as intensas trocas de tiros de artilharia, canhões e até com o uso de morteiros ocorreram no setor de Gualich, na região de Trípoli. Ao mesmo tempo, aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobrevoavam a região.

Segundo integrantes da oposição, o objetivo da ofensiva é atingir a cidade de Gharyane onde estão as guarnições do Exército. A cidade é apontada como setor estratégico para conquistar Trípoli – onde está a concentração das forças leais a Khadafi.

Desde o começo do ano, a Líbia enfrenta um clima de tensão devido às disputas entre as forças de Khadafi e a oposição. Organizações não governamentais estimam que há mortes diárias no país. A crise se agravou com a entrada da Otan, no final de março, pois o líder líbio avisou que não abrirá mão do poder.