Cristina Kirchner anuncia candidatura à reeleição na Argentina

22/06/2011 - 0h56

Da BBC Brasil

Brasília - A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou hoje (21), em rede nacional de rádio e TV, que será candidata à reeleição no pleito do dia 23 de outubro. “Vamos nos submeter, uma vez mais, à vontade popular”, disse.

A presidenta fez o anúncio ao lado de todos os ministros do seu gabinete em um dos salões da sede da Presidência argentina, a Casa Rosada.

“Eu já tinha tomado esta decisão naquele dia em que milhares de pessoas gritaram ‘força Cristina’, quando elas passaram aqui [pela Casa Rosada] para se despedir dele”, disse a presidenta, em referência ao dia do enterro de seu marido e antecessor, Néstor Kirchner (2003-2007), em outubro do ano passado. Desde então, Cristina Kirchner aparece em público sempre vestindo roupa preta.

O anúncio da presidenta ocorre a quatro dias do prazo limite para a formalização candidaturas presidenciais, neste sábado (25).

“Eu não renunciarei ao meu compromisso e não somente pela memória dele [Kirchner] mas também pelos jovens. Espero ser uma ponte entre as novas e as velhas gerações, e vamos seguir adiante”, disse com olhos marejados.