Brasil será homenageado em festival cultural na Bélgica

21/06/2011 - 20h39

Luana Lourenço

Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - O Brasil será o país homenageado na edição de 2011 do festival Europalia, na Bélgica, em outubro. Criado em 1969, o festival é considerado o maior evento cultural multidisciplinar do mundo.

O Brasil será mostrados por meio de 18 exposições em 15 museus e espaços culturais da Bélgica e países vizinhos. Além de 127 shows com músicos brasileiros, apresentações de teatrais, dança, mostras de cinema e conferências nas áreas de literatura, ciências sociais, artes, arquitetura, design e audiovisual .

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou hoje (21) do lançamento oficial do festival, em Bruxelas, capital da Bélgica, e disse que o evento será uma oportunidade para divulgar a diversidade da cultura brasileira.

“Somos hoje um país em voga no cenário internacional. Nosso desafio consiste em mostrar que tais atenções vão além do mero modismo e que o Brasil tornou-se, de fato, um protagonista. Não apenas nas trocas econômicas ou no concerto das nações, mas também no âmbito da produção cultural e da reflexão sobre a cultura”.

De acordo com o Ministério da Cultura, o festival deve atrair 2 milhões de visitantes. “A cultura representa hoje um segmento de crescente importância na economia mundial, e nada melhor para nossos artistas e criadores do que divulgarmos nossa cultura junto ao público europeu”, acrescentou a ministra.

A abertura do Europalia 2011 está marcada para o dia 4 de outubro, e deve coincidir com a abertura da Cúpula Brasil-União Europeia.

 

Edição: Aécio Amado