Fórum Nacional discute estratégias para Brasil ser um dos líderes mundiais

11/05/2011 - 17h49

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Educação de qualidade e espírito empreendedor devem ser os pilares em que o Brasil tem de se sustentar para se tornar um protagonista mundial neste novo século, em condições de competir com a China e a Índia.

A análise foi feita hoje (11) à Agência Brasil pelo ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso. A visão do Brasil desenvolvido é o tema central do 23º Fórum Nacional, presidido por Velloso, que o Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) promoverá no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 19 deste mês.

“O Brasil tem que passar à frente deles”, disse Velloso, aludindo à China e à Índia. Para isso, além de iniciar o processo de desenvolvimento pelos pilares da educação e do empreendedorismo, é necessário que o país saiba usar a economia do conhecimento para aproveitar de forma adequada as grandes oportunidades que se abrem, como o pré-sal.

Velloso alertou, contudo, que o pré-sal não pode ser apenas uma forma de aumentar a produção de petróleo e gás. “O pré-sal tem de ser um instrumento para transformar a economia brasileira, criando em torno dele um grande e sofisticado complexo industrial, usando até nanotecnologias, porque isso vai ser necessário, pelo fato de que o petróleo está a 7 mil ou 8 mil metros de profundidade”.

Outra oportunidade diz respeito à biodiversidade, área em que o Brasil é líder mundial. O presidente do Fórum Nacional sugeriu que o país utilize a biodiversidade como base para a biotecnologia.

“Assim, o Brasil chega lá, como chegou a Coreia, que nos anos 70 e 80 resolveu se transformar em um país desenvolvido, o que ocorreu nos anos 90, enquanto o Brasil estava tendo décadas perdidas”.

Segundo Velloso, é necessário ter uma visão estratégica. Ele advertiu que o processo será executado ao longo de duas ou três décadas. “Mas, começando hoje”.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, abrirá o 23º Fórum Nacional, que contará no primeiro painel com a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, entre os palestrantes.
 

 

Edição: Rivadavia Severo