Governo dos Estados Unidos divulga vídeos caseiros de Bin Laden

07/05/2011 - 17h31

Da BBC Brasil

Brasília - O Pentágono divulgou hoje (7) vídeos caseiros de Osama Bin Laden apreendidos no esconderijo do líder da rede Al Qaeda no Paquistão, onde ele foi morto a tiros pelas forças especiais norte-americanas na semana passada. As imagens mostram Bin Laden assistindo a um programa em um canal de televisão árabe e preparando uma mensagem em vídeo para os Estados Unidos.

Em uma entrevista coletiva em Washington, o Pentágono também divulgou um vídeo de propaganda gravado por Bin Laden. Cinco vídeos foram apreendidos na operação que resultou na morte do líder da Al Qaeda.

No primeiro vídeo, filmado entre outubro e novembro de 2010, Bin Laden é mostrado usando uma espécie de pequeno chapéu branco e uma túnica branca, enquanto fala diretamente para a câmera, no mesmo estilo dos pronunciamentos em vídeo anteriores do líder da rede extremista. Não há som no vídeo, mas autoridades do Pentágono afirmam que se tratava de uma mensagem de Bin Laden para os Estados Unidos.

Segundo o correspondente da BBC em Washington Jonny Dymond, outros três vídeos parecem ser um ensaio para a mensagem aos Estados Unidos.

Dymond afirma que esses são os primeiros vídeos do líder da rede extremista divulgados desde que a Al Qaeda enviou uma uma mensagem de Bin Laden em 2007.

No vídeo onde é mostrado assistindo a um programa sobre ele mesmo em um canal de televisão árabe, Bin Laden aparece sentado no chão de uma sala, enrolado em uma espécie de cobertor ou casaco, com o controle remoto nas mãos.

A barba do líder da Al Qaeda parece muito mais grisalha do que nos de propaganda da rede extremista.

Não há nada nos vídeos divulgados hoje que identifiquem que Bin Laden está no esconderijo onde foi morto em Abbottabad, no Paquistão.

A divulgação das imagens é parte de um esforço do governo norte-americano para convencer os céticos que Osama Bin Laden foi realmente morto na operação da semana passada.

Uma autoridade do setor de defesa dos Estados Unidos disse hoje que a operação que resultou na morte de Bin Laden conseguiu apreender a "maior coleção de materiais importantes ligados ao terrorismo já coletada".