Presidente da Líbia envia mensagem a Obama

06/04/2011 - 14h10

Da Agência Lusa

Brasília – O presidente da Líbia, Muammar Khadafi, enviou hoje (6) uma mensagem ao presidente norte-americano, Barack Obama. Porém, o conteúdo da mensagem não foi divulgado pelas autoridades líbias nem pela agência oficial de notícias do país, a Jana. A agência informou apenas que o documento se refere à retirada dos aviões norte-americanos da operação militar internacional em curso na Líbia.

“O irmão líder da revolução [Khadafi] enviou hoje uma mensagem ao presidente norte-americano, Barack Obama, na sequência da retirada dos aviões dos Estados Unidos da coligação agressiva colonialista contra a Líbia”, informou a agência oficial, sem dar detalhes do texto.

Ontem (5) o comando norte-americano informou que o Exército dos Estados Unidos retirou os aviões de combate envolvidos na coligação internacional. A medida, de acordo com os militares, ocorreu anteontem (4).

O governo dos Estados Unidos pretende colaborar com as operações militares apenas no abastecimento dos voos e nas missões de vigilância. Obama comandou as primeiras ações na Líbia, que tiveram início no último dia 19, quando ele estava no Brasil.

Diferentemente da França e da Itália, os Estados Unidos ainda não decidiram se reconhecem o Conselho Nacional de Transição, que representa a oposição a Khadafi. Franceses e italianos reconheceram o órgão como o interlocutor legítimo na Líbia.

Porém, os norte-americanos enviaram um emissário a Benghazi – capital dos oposicionistas. O diplomata Chris Stevens foi encarregado por Obama de fazer consultas na Líbia. O conselho foi reconhecido até agora pela França, pelo Qatar e pela Itália.