Dilma garante a parlamentares que cortes não vão parar obras iniciadas

25/03/2011 - 0h47

Luciana Lima

Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - Na tentativa de acalmar os deputados e senadores preocupados que os cortes no Orçamento prejudiquem as obras em andamento, a presidenta Dilma Rousseff disse aos presidentes e líderes de partidos da base aliada que o governo deverá preservar as que já foram iniciadas. A garantia foi dada hoje (24) durante a reunião no Palácio do Planalto.

Foi o primeiro encontro da base aliada com Dilma e, segundo o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, a presidenta informou que uma comissão formada por representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento está analisando que obras serão paralisadas e quais serão concluídas. O resultado da avaliação deve ficar pronto em duas semanas, de acordo com o ministro.

"Estamos fazendo isso para ver o que poderá ser cortado e o que seguramente será preservado. Obras em andamento, e que se enquadrem aos programas do governo, serão terminadas. Essa foi uma garantia da presidenta", disse Luiz Sérgio ao sair da reunião.

A decisão de suspender pagamentos de recursos previstos no Orçamento dos últimos três anos vem causando tensão entre parlamentares, autores das emendas, e prefeitos. O assunto acabou tomando conta da reunião do Conselho Político.

Além do ministro Luiz Sérgio, estavam presentes à reunião o vice-presidente Michel Temer, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Casa Civil, Antonio Palocci e de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, além de líderes e presidentes e representantes de 17 partidos.

 

Edição: Aécio Amado