Ex-chefe da Polícia Civil do Rio é indiciado pela Polícia Federal

17/02/2011 - 21h48

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Allan Turnowski foi indiciado agora à noite pelo delegado federal Alan Dias, responsável pelo inquérito da Operação Guilhotina, desencadeada na quinta-feira passada (10), pela Polícia Federal.

Turnowski foi indiciado pelo crime de violação de sigilo funcional, após prestar depoimento por mais de três horas na Superintendência  da Polícia Federal. A pena em caso de condenação é de dois a seis anos de prisão.

Segundo a denúncia, o ex-chefe de Polícia Civil teria vazado informações de uma investigação contra um agente da polícia civil que vinha sendo investigado pela Polícia Federal.

Turnowski teria telefonado para o policial avisando da investigação e essa ligação teria sido gravada com autorização da Justiça. O agente é um dos presos na operação da semana passada.

A Operação Guilhotina teve a finalidade de desarticular um grupo de policiais civis e militares do Rio, envolvidos com o desvio de armas e drogas apreendidas em operações, extorsão contra traficantes e participação em grupos de milícias.

 Dos 38 presos na operação, 30 eram policiais civis e militares. Entre os presos está o delegado Carlos Oliveira, ex-subchefe Operacional da Polícia Civil, indicado por Allan Turnowski.

Esta foi à segunda vez que Turnowski foi ouvido no inquérito. No dia da Operação Guilhotina, ele prestou informações - na condição de testemunha - sobre o seu ex-comandado Carlos Oliveira e o envolvimento dele com o grupo de milicianos que controla a favela Roquete Pinto, em Ramos, subúrbio da cidade.

 

Edição: Rivadavia Severo