Presidentes do G15 começam a chegar a Teerã para reunião de cúpula

16/05/2010 - 15h34

Da Agência Brasil

Brasília - Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais quatro presidentes já estão em Teerã, capital iraniana, para participar amanhã (17) do encontro do G15 (Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Egito, Índia, Indonésia, Irã, Jamaica, Quênia, Nigéria, Malásia, México, Peru, Senegal, Sri Lanka, Venezuela e Zimbabwe). O Irã entrou para o G15 em 2006.

De acordo com informações da Irna, agência oficial de notícias do Irã, apesar de composto por 18 países, o grupo manteve a sigla pela qual se tornou conhecido. O G15 foi criado em setembro de 1989 para estabelecer o desenvolvimento econômico e a cooperação entre os países que o integram, principalmente nas áreas de investimentos, comércio e tecnologia.

Também já está em Teerã o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu. O Brasil e a Turquia são os países que optaram pelo diálogo para tentar convencer o governo iraniano a seguir orientações da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) referentes ao enriquecimento de urânio.

A agência propôs que o Irã enriqueça seu urânio em outro país, em níveis que impeçam o uso militar, para evitar que pairem dúvidas sobre as intenções pacíficas do governo de Mahmoud Ahmadinejad. É sobre essa proposta da Aiea que o presidente Lula baseia seus esforços para evitar que o Irã sofra represálias da Organização das Nações Unidas.

Edição: Talita Cavalcante