Da Agência Lusa
Haia - Os Estados Unidos vão destruir a parte mais perigosa do arsenal de armas químicas da Síria em um de seus navios que estão em alto-mar, anunciou hoje (30) a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq).
“As operações de neutralização serão conduzidas em um navio norte-americano no mar, usando a hidrólise [reação química de decomposição pela água] ”, disse a organização em comunicado.
A Opaq, com sede em Haia, na Holanda, diz que as forças norte-americanas estão adaptando um navio para suportar esse tipo de operação e cumprir os requisitos impostos pela própria organição.
A operação tem como objetivo destruir as “armas químicas prioritárias”, as mais perigosas de todo o arsenal à disposição das Forças Armadas do regime de Bashar Al Assad, e que têm de ser retiradas do país até o fim do ano, após a assinatura de tratado internacional com Damasco para evitar uma intervenção militar externa no país.
Um plano final para a destruição das armas químicas da Síria deve ser aprovado até 17 de dezembro.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Grupos armados da Síria poderão participar de Conferência de Paz
Brasil comemora confirmação da segunda conferência sobre crise síria
ONU marca conferência sobre crise síria para 22 de janeiro
Síria enfrenta escassez de medicamentos
Mais de 11 mil crianças e adolescentes mortos desde o início do conflito da Síria