Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um grupo de representantes do governo federal viajou hoje (27) a Washington (EUA) para continuar o diálogo com o governo americano sobre as denúncias de espionagem de dados eletrônicos e telefônicos de cidadãos brasileiros. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lidera a comitiva, que também é formada pelo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, pelo secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Virgílio Almeida, e por representantes da Presidência da República e das Relações Exteriores.
Amanhã (28) Cardozo se reúne, na Casa Branca, com o vice-presidente Joe Biden, com a assessora para Assuntos de Contraterrorismo, Lisa Monaco, e com o chefe do Departamento de Justiça, Eric Holder.
As denúncias de espionagem começaram a ser investigadas depois que uma reportagem publicada pelo jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).
Edição: Fábio Massalli // matéria alterada às 16h40 para acréscimo de informações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Peritos que viajaram aos Estados Unidos advertiram para ameaças da ciberespionagem, diz Patriota
Anatel deve concluir em um mês análise sobre participação de empresas em espionagem
Autoridades insistem em obter explicações sobre espionagem e detenção de brasileiro
Explicações prestadas por Kerry sobre espionagem são insuficientes, diz ministro
Brasil terá centro de certificação para evitar equipamentos que possibilitem espionagem