Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), protocolou hoje (9) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, convite para que o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, preste esclarecimentos sobre as denúncias de espionagem do serviço de inteligência americano no Brasil.
O requerimento deve ser votado amanhã (10) pelo colegiado. Para o parlamentar, as denúncias são gravíssimas e demonstram a “total vulnerabilidade à que está submetida a privacidade de milhões de brasileiros.”
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota ontem (8) na qual diz que caberá ao Congresso Nacional averiguar a veracidade das denúncias sobre atos de espionagem dos Estados Unidos nas telecomunicações brasileiras e exigir explicações das autoridades responsáveis.
Em plenário, Calheiros leu a nota. Ele disse que as comissões de Relações Exteriores da Casa e de Controle de Atividades de Inteligência, com atuação mista com a Câmara, deverão investigar o assunto e “esclarecer ao Brasil o ocorrido”. Para o presidente do Senado, as denúncias feitas pelo jornal O Globo de que o Brasil foi um dos principais países espionados pelos serviços de inteligência americanos são “graves, preocupantes e devem ser investigadas em profundidade”.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Ministros discutem denúncias de espionagem e ações a serem adotadas
Câmara e Senado se mobilizam para discutir denúncia de espionagem a brasileiros
Renan diz que Congresso deverá averiguar e cobrar explicações de autoridades sobre espionagem
Patriota sinaliza disposição dos Estados Unidos para discutir denúncias de espionagem
Comissão do Congresso que controla atividades de inteligência vai discutir denúncia de espionagem