Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Integrantes da oposição ao governo da Síria assumiram o controle de um ponto de passagem fronteiriço nas Colinas de Golã, na linha do cessar-fogo entre Israel e a Síria, informou hoje (6) a emissora pública de rádio israelense. O Exército de Israel confirmou que a região de Quneitra está em poder da oposição ao presidente sírio, Bashar Al Assad. O Ministério da Defesa da Áustria e o Observatório dos Direitos Humanos da Síria, que é uma organização não governamental, com sede em Londres, no Reino Unido, também ratificaram a informação.
A cidade de Quneitra, capital da região com o mesmo nome e localizada nas colinas de Golã, é a única passagem direta entre Israel e a Síria. No local há uma pequena ponte. Quneitra é uma área usada principalmente pelos moradores.
A região foi conquistada por Israel, em 1967, na chamada Guerra dos Seis Dias (um conflito armado que colocou Israel de um lado e Egito, Jordânia e Síria de outro), mas parte da comunidade internacional não reconhece a vitória.
A ocupação de Quneitra ocorre um dia depois de a oposição admitir a perda do controle da cidade de Qusayr – 17 dias depois do início dos confrontos com o Exército sírio, que ganhou apoio de integrantes do Hezbollah. A crise na Síria completou dois anos, em março, e matou mais de 90 mil pessoas. Oposição e governo disputam o poder na região.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Talita Cavalcante