Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A BG Group, uma das maiores empresas de energia do mundo, construirá no Brasil o seu Centro Global Tecnológico, unidade que vai concentrar todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento do grupo, que prevê investimentos de US$ 1,5 a US$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento no país até 2005.
A pedra fundamental para o início das obras foi lançada hoje (11), no Parque Tecnológico do Fundão, na zona norte do Rio de Janeiro, na presença do presidente executivo do BG Group, Chris Finlayson. Segundo ele, a decisão de escolher o Brasil para a sede do seu centro global decorre da importância do “continuo e significativo investimento da companhia no país, à medida que desenvolve as reservas de petróleo e gás natural que a empresa tem participação no pré-sal da Bacia de Santos”.
Finlayson considera a construção do centro uma oportunidade de trabalho em conjunto com os parceiros brasileiros para o desenvolvimento cientifico e tecnológico de visibilidade mundial, ajudando a desenvolver a indústria nacional e melhorar a capacidade dela em atender à crescente demanda da indústria de petróleo no país, intensificada a partir das descobertas do pré-sal.
“Nós acreditamos que isso trará benefícios de longo prazo para o país e para a indústria nacional de petróleo e gás natural de forma global. O centro será uma unidade de concentrará todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento do grupo, em conjunto com a comunidade acadêmica e a indústria brasileira”, disse.
A estimativa da BG Group indicam que o centro estará pronto em 2014.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil