Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O principal opositor do governo da Venezuela, Henrique Capriles, cobrou ontem (13) das autoridades informações precisas sobre o estado de saúde do presidente Hugo Chávez, hospitalizado há dois meses em Cuba para tratamento de combate ao câncer. Capriles disse que o governo “mente” sobre o que ocorre com Chávez, que ao ser submetido a uma cirurgia sofreu hemorragia e infecção respiratória.
“Muito provavelmente, a propósito do estado de saúde do presidente da República, eles [os integrantes do governo] mentiram nos dois últimos meses”, disse Capriles, que governa o estado de Miranda, o principal do país, e que em outubro foi derrotado nas eleições.
Chávez está sem aparecer em público desde 11 de dezembro, gerando uma série de especulações sobre sua ausência e o cenário político na Venezuela. Capriles disse que o presidente pode estar em situação “totalmente diferente do que disseram” os integrantes do governo.
Na última quarta-feira (13), o presidente em exercício da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que Chávez faz tratamentos complementares e luta com espírito de batalha para vencer o câncer. Chávez fez quatro cirurgias para retirar um tumor maligno na região pélvica. Maduro chegou a admitir que o estado de saúde dele era delicado.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto