Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A embaixada do Reino Unido divulgou nota hoje (6) lamentando a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrida ontem (5) aos 104 anos, no Rio de Janeiro.
Segundo a nota, “a carreira de Niemeyer representou para o Brasil a genialidade da arquitetura brasileira, exportada para o resto do mundo. Especialmente em Brasília, sede da embaixada britânica, Niemeyer deixou para a história a concepção arquitetônica do moderno aliado ao valor humano, em traços leves e curvas singulares”.
O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Hugo Swire, também lamentou a perda do arquiteto brasileiro. “Muito triste saber da partida do legendário arquiteto Oscar Niemeyer nesta madrugada [que morreu às 21h55, horário do Brasil] e gostaria de transmitir as condolências à família, aos amigos e ao Brasil”, disse Swire.
Oscar Niemeyer morreu na noite de ontem (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.
Veja aqui a galeria de fotos das obras de Niemeyer
Edição: Carolina Pimentel
Cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo velório de Niemeyer
Conselho de arquitetos vai homenagear Niemeyer
Arquiteto colombiano diz que trabalho de Niemeyer é um “hino à vida”
Mercosul concede a Niemeyer título de Cidadão Ilustre Post Mortem
Em nota oficial, UNE define Niemeyer como transformador de horizontes
Em Brasília, turistas aproveitam o dia para conhecer um pouco mais da obra de Niemeyer