Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Políticos, professores, estudantes e organizações não governamentais estão neste momento presentes no Espaço da Cidadania, no centro da zona portuária do Rio, onde ocorre a audiência pública de concessão do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã .
O modelo proposto pelo governo fluminense de limitar a concessão à iniciativa privada é rejeitada por unanimidade pelos presentes, que estão portando faixas de protestos e utilizando megafones para pedir o adiamento da audiência com palavras de ordem.
Vários dos deputados presentes também se posicionaram contra o modelo de concessão proposto pelo governo fluminense. Eles pretendem ingressar com uma representação no Ministério Público pedindo a nulidade da audiência, tendo em vista que a população se posicionou contra a sua realização.
Na avaliação do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, a insistência do secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, Regis Velasco Fichtner Pereira, em levar a audiência adiante “é uma farsa que tem como objetivo legitimar uma decisão já tomada pelo governo”.
Os manifestantes protestam não apenas contra o modelo de privatização, mas também contra a decisão do estado de demolir o Complexo Esportivo do Maracanã (que inclui o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros) e a Escola Municipal Friedenreich, que foi a quarta colocada no estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a décima no país. Neste momento há uma grande concentração de pessoas do lado de fora de onde ocorre a audiência e a polícia acaba de chegar ao local.
Edição: Fábio Massalli
Senado aprova autorizações de crédito para Rio de Janeiro tomar empréstimo para obras do Maracanã
Organizações da sociedade civil questionam caráter comercial da licitação do Maracanã
Fifa nega ter pedido demolição do Museu do Índio na área do Maracanã
Governo do Rio licita Maracanã com proposta de oferecer conforto a torcedores
Rio vai discutir modelo de concessão do Maracanã
Edital de concessão do Maracanã será divulgado na segunda-feira, diz Sérgio Cabral