Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff conversou, por telefone, no começo da tarde de hoje (8) com o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, segundo relato do governador do Ceará, Cid Gomes. Dilma havia tentado falar com o norte-americano ontem (7), porém Obama havia tirado o dia de folga para descansar e retornou hoje a ligação da presidenta.
No telefonema de hoje, Dilma cumprimentou Obama pela reeleição e demonstrou “preocupação com essa história do abismo fiscal”, conforme Cid Gomes, após almoço com a presidenta no Palácio do Alvorada. O governador não deu detalhes sobre a conversa.
Barack Obama foi reeleito na última terça-feira (6) com 303 votos dos 538 do Colégio Eleitoral. Com o lema de campanha "Four More Years!" (Mais Quatro Anos!), Obama venceu uma disputa apertada, com o concorrente republicano Mitt Romney, em uma campanha política considerada a mais cara dos Estados Unidos.
Para pesquisadores brasileiros, Obama deve manter a política externa do país em relação ao Brasil e ao restante da América Latina. Os desafios nos próximos quatro anos concentram-se na busca pelo equilíbrio e por avanços econômicos, assim como a consolidação de ações na área social. O ponto de tensão deve ser o Oriente Médio, avaliam os pesquisadores.
Edição: Carolina Pimentel//Texto alterado às 17h22 para esclarecimento de informação