Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Senado (11) vai apoiar a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Brasília, segundo entendimento definido hoje (11) pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Maria do Rosário, e o presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP).
Ficou estabelecido no encontro que caberá ao Senado Federal imprimir, em braille, toda a documentação que será entregue aos deficientes visuais que participarem da conferência. A escrita em braille utiliza caracteres constituídos por pontos em relevo para representar as letras do alfabeto, sinais de pontuação e os algarismos.
A ministra Maria do Rosário disse que o governo federal tem atuado para cumprir o compromisso de colocar todas as crianças deficientes na escola. “Entre 2010 e 2011, tivemos um avanço de mais de 3 mil matrículas para pessoas com deficiência na educação básica”, acrescentou.
A conferência foi lançada em julho passado. Na solenidade, a ministra Maria do Rosário disse que o evento marcado para dezembro é uma oportunidade de o país definir políticas públicas para as pessoas que têm algum tipo de deficiência, que correspondem a 23,91% da população brasileira.
Edição: Davi Oliveira
Governo fixa reserva de assentos para pessoas com deficiência nas Olimpíadas do Rio
Campanha orienta população sobre direitos humanos no Distrito Federal
MEC muda programa para melhorar acessibilidade nas universidades
Senado aprova cota para pessoas com deficiência em programas de qualificação profissional