Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou hoje (17) o calendário de reposição das aulas dos semestres letivos de 2012, após mais de três meses de greve dos servidores da instituição. As aulas da Uerj e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira serão reiniciadas nesta quarta-feira (19).
Após três semanas de aulas, haverá um pequeno recesso. Em seguida, os cursos serão retomados dando início ao segundo semestre letivo de 2012. Conforme o calendário acadêmico da Uerj, o primeiro semestre será encerrado em 20 de outubro. Já o segundo semestre letivo tem início previsto para 5 de novembro e encerramento em 19 de março de 2013.
Segundo o presidente da Associação de Docentes da Uerj (Asduerj), Guilherme Mota, o calendário foi visto com preocupação pelos professores da instituição. De acordo com ele, as aulas deveriam recomeçar na semana seguinte para garantir a continuidade do processo pedagógico.
“Depois dessa interrupção, seria preciso pelo menos uma semana para reorganizar os cursos, para que a retomada tenha a qualidade necessária. Nós achávamos mais correto que as aulas começassem na semana que vem, no dia 24”, disse Mota. “O primeiro semestre vai ser completado em 21 dias para concluir o que faltava na ocasião da interrupção das aulas”, explicou.
A greve dos técnicos administrativos da universidade continua. Uma nova assembleia da categoria está marcada para quarta-feira (19).
Edição: Carolina Pimentel