Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Pela segunda eleição consecutiva – a primeira foi em 2010 –, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) lançou a campanha Sujeira Não É Legal, para conscientizar eleitores e candidatos sobre as boas práticas de cidadania. Na campanha, o TRE mineiro tem como parceiros o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A iniciativa tem o objetivo de orientar candidatos e eleitores para realizar uma campanha mais limpa, segura, tranquila e também transparente.
Segundo o chefe do setor de Propaganda Eleitoral do TRE-MG, Diogo Cruvinel, a campanha tem boa aceitação entre os candidatos. “O TRE recebe, constantemente, solicitações de candidatos querendo autorização para também veicular a nossa campanha. Com a própria população, a gente percebe que é muito boa a aceitação.”
Cruvinel destacou que a população, quando vê qualquer tipo de peça da campanha, sejam spots em rádio ou filmes na televisão, cartilhas ou cartazes, mostra interesse, assim como os partidos e candidatos. “São temas relevantes”, disse Cruvinel.
A vassoura é o símbolo da campanha. A escolha deste símbolo teve como base uma tradição popular, comum em Minas Gerais, principalmente no interior do estado: colocar uma vassoura atrás da porta para espantar quem não é bem-vindo na casa. “Para os candidatos sujões, vassoura atrás da porta”, recomendou Cruvinel.
Edição: Nádia Franco