Renata Giraldi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, disse hoje (31) que a adesão da Venezuela ao Mercosul consolida os esforços comuns para o desenvolvimento energético, da ciência e tecnologia e da exploração dos minérios. Para Cristina Kirchner, é fundamental, também, trabalhar em conjunto para a inclusão social.
“Jamais vamos cometer erros de tal forma que nossas decisões prejudiquem [as pessoas] porque temos uma experiência de vida consagrada à luta em busca de uma região cada vez mais igualitária e justa”, disse a presidenta da Argentina, depois da reunião com os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, da Venezuela, Hugo Chávez, e do Uruguai, José Pepe Mujica, no Palácio do Planalto.
Ao recordar a história de vários países da América Latina, que enfrentaram ditaduras, Cristina Kirchner disse que o esforço atual é para vencer a herança dessa época de exclusão de milhares de pessoas. “Foram décadas de solidão”, disse. “Estamos realmente diante de um dia histórico [com a inclusão da Venezuela no Mercosul]”, completou ao destacar a importância da presença venezuelana no bloco.
Apesar da cerimônia oficializar o ingresso da Venezuela no Mercosul, o país não estará imediatamente integrado ao bloco. A incorporação, na prática, só ocorrerá, juridicamente, em agosto quando, segundo as normas do Mercosul, com o cumprimentos de todos os atos burocráticos. Suspenso do Mercosul desde o final de junho, os representantes do Paraguai não participaram da cerimônia.
Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de pessoas (70% da população da América do Sul), um Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes de US$ 3,3 trilhões (o equivalente a 83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% da área da América do Sul).
Edição: Aécio Amado
Mercosul torna-se a quinta economia mundial com entrada da Venezuela, destaca Dilma
Mujica diz que incorporação da Venezuela ao Mercosul é um marco histórico
Líderes do Mercosul estão reunidos para selar incoporação da Venezuela ao bloco
Venezuela será integrada juridicamente ao Mercosul no dia 13 de agosto
Venezuela será incorporada hoje ao Mercosul em cerimônia no Palácio do Planalto