Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (10) que o Plano Estratégico de Fronteiras, realizado em parceria com o Ministério da Defesa, tem apresentado êxito na apreensão de drogas e armas. A declaração foi feita durante abertura da feira de segurança pública Laad Security 2012, que ocorre no Rio de Janeiro. O plano prevê a intensificação do policiamento das fronteiras do país.
Segundo Cardozo, o policiamento das fronteiras deve ser ainda mais intensificado neste ano já que as polícias Federal e Rodoviária Federal vão dobrar seu efetivo de homens permanentemente lotados em regiões de fronteira. O aumento do efetivo será proporcionado por concursos públicos que estão sendo realizados pelo Ministério da Justiça.
Segundo ele, o plano é essencial para o combate ao tráfico de armas no país. “Os números de apreensões e fiscalizações são absolutamente surpreendentes. A grande questão que se coloca é fazer o controle de fronteiras para impedir que essas armas entrem no país”, disse o ministro.
Edição: Lana Cristina