Sabrina Craide*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Petrobras informou hoje (4) que foi notificada da decisão do governo da província de Neuquén, na Argentina, de decretar unilateralmente o cancelamento da concessão de exploração de petróleo da área Veta Escondida.
A petrolífera brasileira esclareceu que cumpriu todas as exigências como concessionária e, no seu entender, o acordo de exploração e uso continuará vigente, como parte de seus direitos de concessão e renegociação, segundo acordo que vence em 2027.
“Embora a Petrobras não tenha cometido nenhuma transgressão que justifique essa decisão do governo de Neuquén, a companhia continua à disposição das autoridades locais, a fim de manter um diálogo construtivo para os atuais e os futuros empreendimentos”, afirma empresa, em nota.
Ontem (3), o governo da província argentina de Neuquén cancelou três áreas de concessão alegando falta de produção e investimentos insuficientes.
A Petrobras, que possui 55 % da concessão como operadora, diz que foram realizados investimentos visando à busca de novas acumulações de hidrocarbonetos, que chegaram a US$ 10 milhões no último triênio. A companhia diz que também já está concentrando esforços para a prospecção de hidrocarbonetos não convencionais na área, em função das novas tecnologias disponíveis.
*Colaborou: Nielmar de Oliveira, do Rio de Janeiro
Edição: Lana Cristina