Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Secretaria de Saúde do Ceará confirmou a morte de uma gestante que, na semana passada, recebeu o diagnóstico de influenza A (H1N1) – gripe suína. A vítima estava grávida de 25 semanas quando deu entrada na Maternidade-Escola Assis Chateubriand, em Fortaleza. O bebê morreu ainda no ventre da mãe e antes que ela conseguisse chegar à unidade de saúde, em razão de uma parada cardiorrespiratória sofrida pela gestante.
A secretaria informou ainda que a outra mulher que tem a doença permanece internada em estado grave, mas responde ao tratamento. Ela deu entrada na maternidade na 33ª semana de gestação. O bebê nasceu com pouco mais de 2 quilos, por meio de cesariana, e está internado na unidade de terapia intensiva (UTI), mas sem risco de morte.
Em entrevista à Agência Brasil ontem (12), o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, ligado à secretaria estadual, Manoel Fonseca, explicou que é comum que os estados das regiões Norte e Nordeste registrem casos de gripe nesta época, em razão do período chuvoso, da mesma forma que as notificações sobem no período de frio intenso registrado no Sul e Sudeste. Em ambos os casos, as pessoas tendem a se aglomerar, facilitando a contaminação.
Edição: Juliana Andrade // O título foi alterado às 13h30 para correção de informação