Da BBC Brasil
Brasília - Enchentes provocadas por uma tempestade tropical nas Filipinas mataram mais de 180 pessoas. A tempestadade atingiu a Ilha de Mindanao, na Região Sul do país, nessa sexta-feira (16) à noite, com chuvas torrenciais e ventos com velocidade de 90 quilômetros por hora.
A maior parte dos mortos é das cidades de Cagayan de Oro e Iligan. Muitos dos que morreram estavam dentro de suas casas quando elas foram inundadas ou soterradas por deslizamentos.
Os corpos de 100 pessoas – em sua maioria crianças – foram encontrados em Cagayan de Oro. Um deslizamento na região leste de Mindanao matou mais cinco pessoas.
O chefe da Agência Nacional Filipina de Emergência contra Desastres Naturais, Benito Ramos, disse que relatos sobre a tragédia continuam sendo atualizados e que há expectativa de aumento no número de mortos.
Há também centenas de pessoas desaparecidas e milhares que procuraram abrigo em regiões mais altas.
As Filipinas são atingidas, em média, por 20 tempestades tropicais anualmente. Em setembro, o país foi abalado pelos tufões Nesat e Nalgae, com uma pequena diferença de dias entre eles. Os tufões deixaram mais de 100 mortos.