Defesa Civil do Rio recebeu 200 chamados relacionados à chuva desde ontem à noite

26/04/2011 - 13h07

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro recebeu 200 chamados pelo telefone 199 entre as 19h de ontem (25) e as 10h30 de hoje (26). De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, a maior parte dos chamados – 64 – ocorreu em decorrência de alagamentos. Em seguida, vêm casos de desabamento de barreiras atingindo imóvel ou veículo (16). Houve ainda 14 chamados sobre imóveis com rachaduras ou infiltrações, 12 sobre deslizamentos de barreiras, nove sobre desabamento parcial de imóvel e nove sobre ameaça de desabamento.

Os bairros da Tijuca, Praça da Bandeira, do Maracanã e de Vila Isabel, todos na zona norte, foram os que registraram maior número de chamados. No Morro da Formiga, na Tijuca, uma casa desabou durante a madrugada, mas não houve vítimas, porque os moradores deixaram o imóvel depois que uma sirene foi acionada na comunidade. Em outro bairro da zona norte, Engenho Novo, uma barreira deslizou na manhã de hoje, atingindo duas pessoas, mas sem gravidade.

O Centro de Operações informou ainda que 70 pessoas ainda estão abrigadas em pontos de apoio, esperando a diminuição do risco de desabamento de suas residências, conforme orientação da Defesa Civil. As sirenes do sistema de alerta comunitário foram acionadas em 11 comunidades da zona norte. Em todas elas, o índice pluviométrico ultrapassou 40 milímetros em uma hora, o que motivou o acionamento do alarme.

Edição: Juliana Andrade