Autoestrada Jacarepaguá só será liberada depois de remoção de pedaços de rocha

26/04/2011 - 12h04

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que não há previsão para liberar o tráfego na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, uma das vias de ligação entre as zonas norte e oeste do Rio. A rocha que rolou para a via devido à chuva de ontem (25) tem 300 metros cúbicos e foi implodida há pouco. Técnicos da prefeitura implantaram explosivos dentro da pedra, que, com a implosão, foi fragmentada. A via só poderá ser liberada para o tráfego após a remoção dos pedaços da rocha e a limpeza das pistas.

Equipes do Instituto de Geotécnica da Prefeitura do Rio (Geo-Rio) estão no local, em frente ao Morro da Árvore Seca, para fazer uma avaliação da encosta. A pista está bloqueada desde o início da madrugada. O deslizamento da pedra, que tem o tamanho de um caminhão, não causou vítimas.

Com a interdição da autoestrada, os motoristas de Jacarepaguá que seguem para a região da Grande Tijuca e para o centro têm como opção a via expressa Linha Amarela e o Alto da Boa Vista. No sentido contrário, as alternativas são as mesmas.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, a região da Grande Tijuca foi a que registrou o maior volume d’água durante a chuva – 274 milímetros em nove horas. Foi a quinta maior chuva desde 1997, quando foi criado o sistema de alarme da prefeitura carioca, o Alerta Rio.

Edição: Talita Cavalcante