Setor de serviços mantém em alta a procura por crédito, mas movimento cresce em ritmo mais lento, indica Serasa

13/04/2011 - 11h55

Marli Moreira
Repórter Agência Brasil

São Paulo - A quantidade de empresas em busca de crédito aumentou 1,4% em março na comparação com o mês anterior. Essa evolução, no entanto, ficou abaixo do crescimento registrado de janeiro para fevereiro  (5,3%) e reflete apenas o aumento da procura por parte das micro e pequenas empresas em 1,5%, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito.

Nos demais segmentos houve queda com resultados negativos nas empresas de médio porte (-0,3%) e nas grandes empresas (-0,4%). No acumulado do primeiro trimestre, a taxa indicou crescimento de 1,6%, o que mostra um recuo na velocidade por crédito já que no bimestre, o movimento tinha crescido em 5,5%.

A Região Norte foi a que apresentou a maior expansão por crédito em março (5,1%). De janeiro a março, entretanto, é a única onde a procura por financiamentos caiu (-4,8%) na comparação com igual período do ano passado. A maior alta no trimestre foi registrada na Região Sul (3,1%).

De acordo com a análise técnica da Serasa, o setor de serviços foi o que mais movimentou as atividades de crédito alcançando uma taxa de 3,9% maior do que no mesmo período de 2010.

O ritmo, porém, caiu em relação aos meses de janeiro e fevereiro, quando as solicitações do setor haviam aumentado em 8,7%. A indústria que tinha elevado a procura por crédito em 2,3% no primeiro bimestre reduziu em 0,3%, no trimestre. Já o comércio passou de uma alta de 3,9% para 0,3%.

 

Edição: Lílian Beraldo