Cristina Kirchner passa mal e adia visita ao México

13/04/2011 - 16h02

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Com viagem marcada para hoje (13) para a Cidade do México, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, adiou a visita por problemas de saúde. Diplomatas argentinos informaram à Agência Brasil que a presidenta teve um quadro de hipotensão, ou seja, pressão arterial baixa. Ela ficará em observação e sem agenda oficial por 24 horas, de acordo com os assessores.

A previsão era que Cristina Kirchner ficasse dois dias na Cidade do México. Segundo assessores, a visita foi adiada, para data a ser definida, por cautela. Eles negaram que o estado de saúde da presidenta inspire cuidados ou atenção.

Há pouco mais de dois meses, Cristina Kirchner e a presidenta Dilma Rousseff se reuniram em Buenos Aires. Foi a primeira visita oficial de Dilma ao exterior. Diplomatas brasileiros e estrangeiros organizam um novo encontro das duas presidentas, em Brasília, mas ainda não há data definida.

Viúva do ex-presidente Néstor Kirchner, que morreu em decorrência de um infarto, em outubro de 2010, Cristina Kirchner dá demonstrações, nas cerimônias públicas, que ainda está em recuperação pela perda do marido.

De acordo com assessores, essa foi a terceira vez, recentemente, que a presidenta teve queda repentina de pressão. A última vez foi no começo do ano, quando a temperatura em Buenos Aires ultrapassou os 40º Celsius. No ano passado, ela também se queixou de mal-estar em decorrência da elevada temperatura.

Edição: João Carlos Rodrigues